Com o aumento de infecções pelas variantes do coronavírus, a Secretaria da Saúde de Joinville (SES) orienta que as pessoas busquem atendimento médico logo que apresentarem os primeiros sintomas da doença, evitando aguardar o agravamento do quadro.
Além disso, pacientes que já estão em acompanhamento médico e que notarem evolução de sintomas, com falta de ar e dificuldade para respirar, devem voltar a procurar assistência. Esse retorno à unidade de saúde deve acontecer o mais breve possível para evitar que o nível de oxigênio no corpo baixe.
"A pandemia do ano passado é diferente da deste ano. A variante atual do vírus tem maior contagiosidade e agressividade", explica o infectologista Luiz Henrique Melo, coordenador médico da Vigilância em Saúde da SES.
O médico reforça a importância de redobrar os cuidados de prevenção, tendo em vista que o maior número de doentes e a gravidade dos sintomas aumentam a sobrecarga nas redes de saúde pública e privada.
"Em caso de dúvidas sobre os sintomas, o ideal é procurar atendimento. No entanto, é preciso ter paciência, pois o sistema está sobrecarregado. Em qualquer unidade hospitalar pública ou privada, o usuário vai encontrar grande contingente de pessoas e existe um critério de avaliação de severidade do quadro e prioridade de atendimento ao indivíduo", pontua o infectologista.
Deixe seu comentário